O que é a Odontopediatria?

É a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas que acometem as estruturas bucais e dentárias, atuando desde a preparação da gestante, antes e após o nascimento do bebê, durante o crescimento e desenvolvimento da criança até a adolescência na promoção de saúde e a integração com outros profissionais da área da saúde.

O CONCEITO DE PREVENÇÃO

Prevenção em todos os níveis de atenção, atuando sobre os problemas relativos à cárie dentária, ao traumatismo, erosão, doença periodontal, questões ortodônticas, às malformações congênitas e outras doenças de tecidos moles e duros.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Diagnosticar as alterações que afetam o sistema estomatognático e identificar fatores de risco em nível individual para os principais problemas da cavidade bucal.

INTERCEPTAÇÃO E TRATAMENTO

Tratamento das lesões dos tecidos moles, dentes, arcos dentários e das estruturas ósseas adjacentes, decorrentes de cárie, traumatismos, erosão, doença periodontal, alterações na odontogênese, questões ortodônticas e malformações congênitas utilizando preferencialmente técnicas de mínima intervenção baseadas em evidências.

CONDICIONAMENTO INDIVIDUALIZADO

Condução psicológica dos bebês, crianças, adolescentes, e seus respectivos responsáveis para atenção odontológica.

GESTANTES

PARA A FUTURA MAMÃE

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

Através da prevenção e atenção com os cuidados da saúde bucal da própria mamãe teremos condições bucais ideais para uma gestação bem tranquila.

O segundo trimestre de gravidez é a fase ideal para a realização de uma revisão preventiva completa;

A importância de manter os cuidados com a própria saúde bucal para evitar infecções no período da gestação.

QUANDO DEVEMOS INICIAR OS CUIDADOS DA SAÚDE BUCAL DO BEBÊ?

A futura ma

mãe vai receber muitas informações de como e quando higienizar a cavidade bucal do recém-nascido, que deve iniciar antes do primeiro dente nascer.

QUANDO REALIZAR A 1ª CONSULTA DA CRIANÇA?

– Antes do primeiro dente nascer

O odontopediatra vai orientar sobre a prevenção e os cuidados necessários para o crescimento e desenvolvimento da dentição em condições ideais.

– Após o primeiro dente nascer

A mamãe e o bebê já estarão melhor preparados para realizar as rotinas de higiene de maneira mais segura e eficiente para cuidar da série de dentes que irão começar a nascer para completar a dentição de leite em média até os 30 meses de idade.

MONITORAMENTO PREVENTIVO

Quando a dentição de leite se completa, os desafios continuam para manutenção da saúde bucal.

Os dentes de leite são muito importantes para o desenvolvimento da estética do sorriso e da oclusão ideal, além das suas funções como a mastigação, fala, deglutição, respiração, além da preparação para as futuras trocas pelos dentes permanentes.

Essas trocas dos dentes de leite pelos dentes permanentes começam por volta dos 6 anos de idade sendo uma fase muito dinâmica e motivadora para a criança chamada de dentição mista.

Nessa fase, os dentes de leite e permanentes estarão em processo de crescimento e desenvolvimento constante, completando a dentição permanente em média até os 12 anos de idade.

Tendo como resultado monitorar e individualizar a dentição de leite, mista e permanente durante essa fase de crescimento e desenvolvimento dental da criança nos permite realizar o diagnóstico precoce e plano de tratamento imediato, seja na prevenção ou na interceptação das questões que interferem na saúde bucal.

FONTE: DR. RIDIGER 

 

Rua Madre Paula de São José, 568 -Jd. Apolo - S. J. Campos -SP