Dor de dente não tem hora para surgir e pega muita gente de surpresa. Se você não tem como consultar um dentista imediatamente, confira algumas dicas.

Um belo dia, trabalhando, você sentiu uma pequena dor de dente. Na hora você não deu importância e continuou seus afazeres. Daí a cena voltou a se repetir, mas em um feriadão prolongado que você está curtindo na praia. E agora? Isso pode acontecer com qualquer um e, se você não possui um dentista disponível para esses momentos de emergência, terá que tentar dar conta da situação até a hora da consulta.

ENTENDENDO AS CAUSAS DA DOR DE DENTE

A dor sempre indica que algo está errado com o corpo. É importante lembrar que nenhuma medida substitui a consulta com um profissional e deixar de procurá-lo, mesmo se a dor passar, pode ser um problema mais tarde. A dor de dente pode surgir por diferentes motivos.

O que geralmente o que causa dor nos dentes é a exposição da dentina. Ela ocorre por consequência de uma lesão de cárie ou de uma retração gengival. Além de infecções ou inflamações estarem também entre os principais motivos do desconforto.

O QUE FAZER SE NÃO POSSO IR AO DENTISTA?

Caso não exista a possibilidade de você ir ao dentista imediatamente, a primeira medida indicada é o bochecho com água morna e sal, pois a infecção dentária é uma das causas mais comuns. O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado.

Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

REMÉDIOS CASEIROS

Você pode colocar a mão na massa e usar algumas soluções caseiras para aliviar a dor de dente até o dia da consulta com o seu dentista.

Alho: O alimento tem propriedades medicinais que podem reduzir a dor imediatamente, além de conter ação bactericida.

Própolis: Costuma ser uma ótima opção para dor de dente, pois é um poderoso antiinflamatório e não possui contraindicação. Também possui ação bactericida.

Cravo: Rico em substância analgésica, é uma das escolhas mais simples para diminuir a dor. Basta mascar o cravo, tomar chá de cravo ou aplicar óleo de cravo no local do desconforto, mas tendo o cuidado de não deixar em contato por muito tempo com a mucosa, para evitar possíveis queimaduras.

NÃO USE REMÉDIOS FARMACÊUTICOS

Por outro lado, a recomendação do dentista é que os medicamentos de farmácia devem ser evitados. Marcos afirma que o uso em uma dose inadequada ou a substância incorreta pode ser muito mais prejudicial à saúde do que a própria dor de dente.

O quadro de infecção pode se agravar ainda mais com o uso de anti-inflamatório sem associação adequada com um antibiótico.

PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO

Mesmo que depois a dor alivie, não deixe de consultar seu dentista para saber o que está acontecendo. Quanto mais tempo demorar para procurar o dentista para um tratamento definitivo, mais o problema se agravará.

A cura definitiva quem fará é o seu dentista, relembrando que a prevenção é sempre a melhor medida. Manter uma boa higiene usando um creme dental com flúor e usando corretamente a escova dental vai evitar cáries e possíveis retrações gengivais.

Fonte : Sorrisologia.OralB